segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NOSSO CURSO PARA "IMIGRANTES DIGITAIS" NO JORNAL DOMINGO

Introdução à Educação Digital

Professores e gestores da Rede Municipal de Educação de Pouso Alegre participaram de curso que contribuiu para a inclusão digital.
Este curso é uma proposta do MEC – Ministério da Educação – que a especialista em Informática Educativa do DPEE – Departamento de Políticas e Estratégias Educacionais, Marcela Dâmaris de Carvalho, adaptou à realidade dos profissionais da educação da nossa rede.
O curso “Introdução à Educação Digital” foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública da educação básica a utilizar computadores. Trata-se de estimular o educador a refletir sobre o porquê e o para quê utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas sobre diversos temas que fazem parte da prática docente.
Os professores interessados cumpriram uma carga horária de 40 horas, na Escola Municipal “Professora Isabel Coutinho Galvão” – CIEM São Geraldo, de outubro a dezembro de 2010. Aprenderam sobre:
• Sistema Operacional Windows XP;
• Elaboração e edição de textos (Word);
• Apresentação de slides (PowerPoint);
• Criação de e-mails;
• Pesquisa na Internet;
• Discussão sobre direitos autorais.
Um significativo número de professores conseguiu associar a teoria da informática à prática diária na sala de aula, entendeu que a Era Digital é realidade e que ainda há pessoas temerosas e é possível vencer a resistência através da persistência e de boas metodologias.
Esta iniciativa marca o avanço necessário da educação na Sociedade da Informação, pois a Secretaria da Educação pretende, em 2011, oferecer este curso aos demais professores interessados. Além disso, também acontecerá o curso “Ensinando e Aprendendo com as novas tecnologias”. Curso de 100 horas que pretende estimular o professor a utilizar os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica. Como disse Aparecida de Fátima Moreira de Freitas, cursista de 2010, “o tempo agora é de romper com a velha frase: No meu tempo era assim... O tempo agora é de aprender a aprender; aprender a informatizar-se!”

Matéria publicada no Jornal Domingo, 19/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário